FIRJAN aponta Itaperuna com alto desenvolvimento econômico.

  1. Inicio
  2. FIRJAN aponta Itaperuna com alto...

FIRJAN aponta Itaperuna com alto desenvolvimento econômico.


O município está em primeiro lugar no ranking estadual O município de Itaperuna-RJ ganhou destaque no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado nesta quinta-feira (28), pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). De acordo com o levantamento, o município, hoje, ocupa o 1º lugar no ranking estadual da cidade que mais se desenvolveu nas áreas de emprego e renda, educação e saúde.

Segundo a Firjan, essa é a primeira vez em dez anos que Itaperuna conquista a primeira colocação. Para chegar a esse resultado, a Firjan monitorou essas áreas em todos os municípios do Brasil com base nas estatísticas oficiais dos respectivos ministérios e ainda destacou Itaperuna entre as 500 melhores cidades do país. “Estou muito feliz com esse resultado. Isso mostra oficialmente que estamos no caminho certo para fazer Itaperuna crescer ainda mais e essa é a nossa meta”, disse o prefeito, Dr. Marcus Vinícius.

A Firjan destacou a capital do Rio que mais perdeu posição na comparação com o período pré-crise. O município caiu da 5ª colocação em 2013 para a 11ª em 2016. Diante da crise instalada e da grande dificuldade de conseguir recursos com o Governo Estadual, o prefeito de Itaperuna não mediu esforçou e se alinhou com o Governo Federal onde conquistou diversas emendas e recursos para o município.

O levantamento ainda mostrou que o excelente desempenho de Itaperuna foi influenciado pelo crescimento nos níveis de emprego e renda. Esse resultado se deve ao Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, que já cadastrou mais de 200 empresas e mais de 3.500 pessoas no Balcão de Empregos desde janeiro de 2017.

Na educação do município, em apenas um ano e meio foram várias conquistas como o CMEDIASE (Centro Municipal de Educação Inclusiva e Assistência à Saúde nas Escolas ), os Kit’s escolares gratuitos para todos os alunos da rede municipal, a parceria com a Saúde no Programa Saúde na Escola, os Jogos Estudantis, reforço para os alunos nas disciplinas de matemática e português, as provas do SAEMI e ADEEJA (Sistema de Avaliação da Educação Municipal de Itaperuna e Avaliação Diagnóstica da Educação de Jovens e Adultos) para os alunos da rede e também do EJA – Educação de Jovens e Adultos), aula de libras, a reforma das escolas, entre outros.

Na Saúde, podemos destacar a instalação da Unidade Pediátrica Marisa Mozer, a reforma e construção de novas Unidades Básicas de Saúde – UBS, aumento do número de leitos no Hospital São José de Avaí atendidos pelo Sistema Único de Saúde, atendimento nas zonas rurais com médicos indo até as residências, atendimento diário nas UBS’s sem necessidade de marcação, entre outros. Para conferir detalhes do levantamento, acesse http://firjan.com.br/ifdm/

Fonte: Gazeta do Noroeste

Light Notícias

Compartilhe esta notícia!

Comentários

Nos envie seu depoimento ou pedido de música, para que possamos mostrar a todos!